FOTOGRAFIAS FINE ART PARA INTERIORES

Edições Especiais: JARDINS DA ARARA DE LEAR | Galeria

JARDINS DA ARARA DE LEAR
Edição limitada de 10 + 1 PA

O ensaio Jardins da Arara de lear surge de seu livro homônimo, de autoria do fotógrafo João Marcos Rosa e do jornalista Gustavo Nolasco, da NITRO HISTÓRIAS VISUAIS. Publicado no ano de 2017, o livro reúne textos e fotografias de forma poética para contar a jornada dessa ave endêmica da caatinga baiana e de todos que lutam pela continuidade da vida desse animal resistente.

“Andam dizendo ser a terra do nada.

Há quem imagina o sol como o único a não querer abandonar o sertão. Juram de pé junto ser o lugar estéril, onde não se planta pé de felicidade, pois ali não brota. Ensinam fome e sede como sinônimo do sertanejo.

Mas como explicar a quantidade de querência num lugar que só de bicho-homem tem uns 20 milhões? Se contar tatu, arara, cobra, abelha, urubu-rei, menino, teiú, acauã, sapo, jabuti, águia-chilena, lombriga, ema, papagaio-verdadeiro, escorpião, hômi do saco, periquitão, vixe! Vira é bilhão.
[…]
O sertão, moço, pode até parecer a região do nada, mas é mesmo a terra de um tudo. Camuflado, para se esconder do mal, dos espíritos ruins, do cabra da peste, do tinhoso e da morte.”

Texto “Ser-Tão-Resistente“ de Gustavo Nolasco